segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Geisy: Culpada ou uma Vitima?


Todos acabaram sabendo do acontecimento ocorrido na Universidade de São Bernardo do Campo( UNIBAN) no dia 22 de Outubro, onde uma estudante do curso de Turismo foi hostilizada por alunos da própria faculdade. Geyse foi insultada e xingada de vários nomes de baixo calão por estar usando um vestido curto. Os vídeos desse episódio foram parar no youtube e teve uma grande repercussão na mídia.
Em entrevista a Tv Record, Geyse comentou estar espantada com a atitude dos colegas e não conseguia entender o motivo do tumulto e das atitudes que eles tomaram pelo simples fato dela estar usando um vestido mais curto e alega que desde o inicio do ano letivo se vestia de tal forma, muito abalada por tudo o que aconteceu ela garantiu que voltaria a cursar seu curso, pois não teria cometido nenhum crime."Vou voltar à Uniban. Vou correr o risco de receber insultos, ser xingada. Mas é um direito meu voltar a estudar", disse.
No dia 29 de Outubro, foi aberta uma sindicância para averiguar o caso.Nesse domingo foi divulgado a decisão da sindicância na UNIBAN, a universidade decidi expulsar Geisy, afirmando que a "aluna tem frequentado as dependências da unidade em trajes inadequados, indicando uma postura incompatível com o ambiente, apesar de alertada, não modificou seu comportamento" e que "no dia dos fatos, a aluna fez um percurso maior do que o habitual aumentando sua exposição". E a que "atitude provocativa da aluna resultou em uma reação coletiva de defesa do ambiente escolar".
A universidade alega que a aluna desrespeitou o regime interno e que ela fez desrespeito aos princípios étnicos, à dignidade acadêmica e à moralidade.
O MEC avaliará o caso, e promete tomar medidas sobre o caso, mas não declarou quais medidas seriam.
A Uniban acaba de reaver sua decisão e decidi que não expulsará mais a aluna Geisy.
Fica a questão: Por que a Universidade voltou atrás? Por medo ou chegaram a conclusão de que estavam errados? Processar a Uniban é uma atitude de direito de Geisy ou nao? Afinal de contas a aluna foi vitima ou culpada por tudo o que lhe aconteceu?

2 comentários:

  1. O fato, não seria tão "polemico" se fosse alguem que tivesse o nome de alguem "importante" no meio, mas, como o nome não é o caso, está acontecendo que, a universidade cometeu um grande erro, em tal decisão, e agora está voltando atrás, por ter errado, não digo que a culpa sejá total de universidade, a roupa dela poderia ser para muitos alto que não estivesse de "acordo", a faculdade poderia ao menos ter chamado a atenção de menina!
    E os alunos, não há nada a dizer sobre tais, não existe palavras para descreves o quão ridiculo foi a atitude destas pessoas que dizem ser alunos de uma universidade.. Se as universidades do Brasil, não fossem do modo que são, não tivessem pessoas, querendo, e dizendo ser melhores que outras, não teria acontecido isto( Existe muitas coisas erradas nas universidades brasileiras!)

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, o que os alunos fizeram foi horrível e infantil, a menina errou, com certeza em usar tais trajes em qualquer lugar que fosse, ainda mais em uma faculdade! Porém, axo que uma rebelião dessa não surge de um dia pro outro por causa de um vestido curto.Alguma provocação foi feita para acontecer tudo isso, a menina errou e foi punida de um jeito errado.Isso seria apenas um caso da diretoria da universidade tomar as providências contra o uso de tais roupas e não a agrassão dos alunos nem a explusão.

    ResponderExcluir